segunda-feira, 12 de março de 2012

Cheia de Encantos Mil!!!

   


Samba do Avião
Tom Jobim
 “....Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito pra mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de um minuto estaremos no Galeão
Copacabana, Copacabana
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar...”
                          
                                                                 
“...o Rio de Janeiro continua lindo...”. Todas às vezes, sem exceção, que ouço Bossa Nova ou MPB, o amor que tenho por esta cidade maravilhosa é despertado, jogando para um baú bem fundo todas as amarguras, toda a maldade da cidade grande e todo o terrorismo feito pela TV para duplicar com os nossos medos; e então, abro um largo sorriso ao me lembrar de Jobim, de Vinícius, Noel Rosa, Cartola e tantos outros...pura poesia. Ainda sinto orgulho de ser carioca! As praias surgem na minha mente, cheiro de maresia, do Leme ao Pepê (MATE + BISCOITO GLOBO = COMBINAÇÃO PERFEITA). O céu imensamente azul, ensolarado com poucas nuvens, feitas de algodão doce, enfeitando e alegrando os nossos dias. O Corcovado com o belo Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o pôr do sol no Arpoador, o Jardim Botânico com todo o verde e o ar puro maravilhoso, aquele chopinho pós praia ou pós passeio no calçadão, acompanhado de amigos que só nos fazem bem, com papos super gostosos e divertidos. À noite, até as favelas deixam a cidade linda de morrer, com todas as suas luzinhas reluzentes.
A vibração do Rio emociona e contagia, dá oportunidades para a espontaneidade se mostrar, o humor varia de acordo com a metereologia, e mesmo sem estar frio, basta chover que o carioca quer logo usar casaco, alguns com cheiro de naftalina por estarem tanto tempo guardados!
Habitat natural de um povo descontraído, desinibido, cara-de-pau, simpático e que faz amizades de modo relâmpago. Gente boêmia, da batucada. Apreciadores de feriados. Vestem-se com estilo despojado. Havaianas são necessárias, são iguais aos celulares, não dá mais para viver sem! É a galera do “vamos marcar”? Do bloco “combina, mas não vai” (mas uma hora acaba indo e é sempre o máximo).
Na Lapa, garçons nos servem com animação, sorridentes no clima do sambinha. Antes de a noite começar de verdade, só para esquentar, umas cervas no Bar Urca, no Jobi, no Veloso ou no bom e velho Arco íris são bem vindos. Deseja um programinha mais leve? Que tal um cineminha na praia com os pés na areia? Ou um jantarzinho romântico no Fiorentina em frente a praia do Leme, para se deliciar com aquela decoração cheia de autógrafos de pessoas famosas nas colunas, quadros de atores e cantores que contribuíram para o aculturamento da nossa cidade, tudo isso aliado a um delicioso prato de massa com um bom vinho tinto? Às vezes, a noite pode ser fechada com chave de ouro na Pizzaria Guanabara, comendo um podrão na Lapa, na Kombi do Chico ou até mesmo quem sabe sai a saideira na Praça Vanhargem ou no Enchendo Lingüiça! ;)
Domingo pode rolar um cineminha, um teatro, uma exposição, Baixo Gávea na cabeça ou um sambinha de primeira no final da tarde ("Galocantô" as 4 da manhã...rs). Jogo no Maraca que quase faz o coração saltar pela boca, pedalinho na Lagoa (é só chegar em casa e passar um álcoolzinho nos pés que não tem problema rs), e a noite vários quiosques por lá, com direito à música ao vivo e velinhas nas mesas para incentivar o romantismo. Churrasco com a família ou com os amigos, ou todo mundo junto e misturado.
Nós brasileiros, reclamamos pra caramba do nosso país e da cidade em que vivemos, até porque muitas melhorias ainda precisam ser feitas e nem sei se serão, pois esses políticos vou te contar (nem irei estragar esse texto comentando sobre essas criaturinhas pitorescas), mas só nós temos o direito de reclamar! Falamos mal, mas quando jornais de outros países ou turistas fazem o mesmo, fazemos expressões de indignação, não admitimos de jeito nenhum, afinal de contas, como eles ousam falar do nosso país TÃO maravilhoso?!

Beijos e aquele abraço!